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2022 Wagoneer e Grand Wagoneer vão para o Jeep

Uma fórmula da velha escola traz níveis modernos de conforto e tecnologia para os novos SUVs de tamanho normal da Jeep.

Jeep diz que o novo 2022 Wagoneer dirige como o “menor carro grande”. Depois de passar um dia com Wagoneers e Grand Wagoneers , provavelmente retiraríamos “menor” da frase. Isso ocorre porque, em seu núcleo, esses SUVs de 214,7 polegadas empregam a fórmula comprovada do segmento : pegue uma caçamba de tamanho normal, inclua todas as grandes opções de trem de força V-8 e construa uma caixa por cima.

Não é tão simples, é claro. Ao contrário do Ram 1500 , do qual o quadro do grande Jeep é derivado, o Wagoneer se beneficia de uma suspensão traseira independente que usa muito alumínio, bem como uma série de outros ajustes no chassi para melhorar a rigidez e as maneiras na estrada. Ainda assim, não são caminhões leves mais do que são pequenos. Mesmo com sua tampa traseira composta e capô, pára-lamas e portas de alumínio, o Wagoneer pesa 6200 libras. Mais adiante na linha, o Grand Wagoneer mais cheio de recursos pode chegar a 6450. Todo esse peso é difícil de ignorar ao manobrar esses brutos, com suspensões independentes ou não.

Ao redor da cidade, uma pequena sacudidela residual de corpo na estrutura percorre a estrutura após entradas abruptas ou solavancos. Em estradas sinuosas, o grande caminhão rola – você realmente deve deixar a inércia baixar antes de virar o volante na direção oposta – e para manter o caminho do veículo, a direção precisa de atenção constante. Essa suavidade paga dividendos na rodovia, onde o passeio é bastante luxuoso e apropriado para viagens rodoviárias. O volante de dois raios retrocesso oferece uma vaga conexão com o que está acontecendo com os pneus, e a sensação geral é leve.

Os compradores terão que analisar sete níveis de acabamento Wagoneer e Grand Wagoneer para encontrar a melhor correspondência. Os wagoneers vêm de três maneiras, todos movidos pelo V8 de 5,7 litros Hemi 392 HP da Chrysler, que é apoiado pelo sistema híbrido eTorque de 48 volts da empresa e uma transmissão automática de oito velocidades. A assistência elétrica adiciona 130 lb-ft de torque na aplicação inicial do acelerador e torna-se um dos sistemas start-stop mais perfeitos que já experimentamos. Equipado com a relação de eixo opcional de 3,92: 1, o combo move a massa do Wagoneer para fora da linha de maneira inteligente, e o suave V-8 não o deixa querendo na estrada.

Os Grand Wagoneers vêm em quatro versões, cada uma com um robusto V-8 de 6,4 litros. Um coletor de admissão exclusivo da GW e o escapamento limitam a diversão com 471 cavalos de potência e 455 lb-pés de torque – 14 cavalos e 20 lb-pés a menos do que o motor faz em um Scat Pack Challenger. Uma curva de torque robusta fornece um impulso inicial fácil; permaneça nele e você descobrirá que o grande V-8 adora atingir o topo de sua gama de rotações. Parece ótimo também, embora um pouco fora do lugar. Não há nenhum sistema híbrido aqui, mas como o 5,7 litros, a desativação do cilindro e a sincronização variável da válvula ajudam a tirar o máximo proveito de um galão. O Grand Wagoneer parece um pouco mais animado com seu motor maior – Jeep afirma um tempo de 60 mph de 6,0 segundos – mas o Wagoneer menor, com seu 5,7 eletricamente assistido, parece mais rápido do que seu tempo reivindicado de 7,3 segundos para 60.

Os compradores podem estar mais interessados ​​nos números de economia de combustível da EPA: Wagoneers com tração nas quatro rodas carregam etiquetas de 15 mpg na cidade e 20 na rodovia; sua classificação combinada de 17 mpg é 1 mpg aquém do Chevy Tahoe com um 5,3 litros e do Ford Expedition . Os Grand Wagoneers administram até 15/13/18 mpg (combinado / cidade / rodovia), o que os torna igualmente menos eficientes do que o Cadillac Escalade e o Lincoln Navigator . O Wagoneer Série I com tração traseira, a ser lançado em breve, custará 1 mpg adicional combinado.

Em um movimento que tenta elevar o Wagoneer acima do resto da linha de Jeep (os comerciantes chamam o Wagoneer de uma “extensão premium da marca Jeep”), não há um único emblema Jeep nele. No entanto, não há como confundi-lo com nada além de um Jeep, e os pneus todo-o-terreno são oferecidos no Wagoneer Series II, com rodas de 18 polegadas, e no Wagoneer Series III, com 20s. Existem três sistemas de transmissão opcionais: Quadra-Trac I traz tração integral em tempo integral para a Série II, o Quadra-Trac II na Série Wagoneer III adiciona uma caixa de transferência de duas velocidades e controle de descida de colina, e no topo da linha, qualquer Wagoneer pode ser adquirido com Quadra-Drive II, um sistema de tração nas quatro rodas que conecta um diferencial traseiro com travamento controlado eletronicamente. Isso é padrão no Grand Wagoneer, opcional nos modelos menores.

Os Wagoneers vêm de fábrica com uma configuração de nivelamento de carga para a suspensão traseira. As molas pneumáticas Quadra-Lift de quatro cantos são opcionais na Série II; Os modelos da Série III e Grand Wagoneer são padronizados. O sistema pode elevar o caminhão em 1,7 polegadas para dar a ele 10,0 polegadas de altura do solo e até 24 polegadas de capacidade de vadear na água. Além disso, ele deixará o caminhão cair 0,6 polegadas em velocidade para melhor aerodinâmica, além de poder abaixar o veículo quando estacionado mais uma polegada para ajudar na entrada e saída.

Mas tudo isso meio que perde o ponto: se você está comprando carros tão grandes, a última coisa em que pensa é pegar uma estrada de incêndio – ou, por falar nisso, desempenho em estradas sinuosas. Não, é o que está dentro da caixa que importa, e os designers da Jeep acertaram em cheio.

O Grand Wagoneer em particular oferece uma experiência legitimamente luxuosa, não apenas por seus muitos confortos, mas pelo próprio design de interiores. Há muita madeira fluindo pelo painel e pelo console central. Se nogueira americana esculpida não for do seu gosto, você pode optar por acabamentos de alumínio. Os assentos são grandes e confortáveis ​​e, como você pode imaginar, todas as fileiras dentro da cabine gigantesca são facilmente acessíveis. Detalhes sofisticados estão espalhados por toda parte, como o botão de seleção de engrenagem de alumínio serrilhado e o botão iniciar revestido de couro (sim, você leu corretamente). No estilo típico de um jipe, a cabine está repleta de lembretes do que você está dirigindo. “Grand Wagoneer” aparece em letras grandes no volante, nas laterais dos bancos e incrustado na madeira na frente do banco do passageiro.

José Ribeiro

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