Uma fórmula da velha escola traz níveis modernos de conforto e tecnologia para os novos SUVs de tamanho normal da Jeep.
Jeep diz que o novo 2022 Wagoneer dirige como o “menor carro grande”. Depois de passar um dia com Wagoneers e Grand Wagoneers , provavelmente retiraríamos “menor” da frase. Isso ocorre porque, em seu núcleo, esses SUVs de 214,7 polegadas empregam a fórmula comprovada do segmento : pegue uma caçamba de tamanho normal, inclua todas as grandes opções de trem de força V-8 e construa uma caixa por cima.
Não é tão simples, é claro. Ao contrário do Ram 1500 , do qual o quadro do grande Jeep é derivado, o Wagoneer se beneficia de uma suspensão traseira independente que usa muito alumínio, bem como uma série de outros ajustes no chassi para melhorar a rigidez e as maneiras na estrada. Ainda assim, não são caminhões leves mais do que são pequenos. Mesmo com sua tampa traseira composta e capô, pára-lamas e portas de alumínio, o Wagoneer pesa 6200 libras. Mais adiante na linha, o Grand Wagoneer mais cheio de recursos pode chegar a 6450. Todo esse peso é difícil de ignorar ao manobrar esses brutos, com suspensões independentes ou não.
Ao redor da cidade, uma pequena sacudidela residual de corpo na estrutura percorre a estrutura após entradas abruptas ou solavancos. Em estradas sinuosas, o grande caminhão rola – você realmente deve deixar a inércia baixar antes de virar o volante na direção oposta – e para manter o caminho do veículo, a direção precisa de atenção constante. Essa suavidade paga dividendos na rodovia, onde o passeio é bastante luxuoso e apropriado para viagens rodoviárias. O volante de dois raios retrocesso oferece uma vaga conexão com o que está acontecendo com os pneus, e a sensação geral é leve.
Os compradores terão que analisar sete níveis de acabamento Wagoneer e Grand Wagoneer para encontrar a melhor correspondência. Os wagoneers vêm de três maneiras, todos movidos pelo V8 de 5,7 litros Hemi 392 HP da Chrysler, que é apoiado pelo sistema híbrido eTorque de 48 volts da empresa e uma transmissão automática de oito velocidades. A assistência elétrica adiciona 130 lb-ft de torque na aplicação inicial do acelerador e torna-se um dos sistemas start-stop mais perfeitos que já experimentamos. Equipado com a relação de eixo opcional de 3,92: 1, o combo move a massa do Wagoneer para fora da linha de maneira inteligente, e o suave V-8 não o deixa querendo na estrada.
Os Grand Wagoneers vêm em quatro versões, cada uma com um robusto V-8 de 6,4 litros. Um coletor de admissão exclusivo da GW e o escapamento limitam a diversão com 471 cavalos de potência e 455 lb-pés de torque – 14 cavalos e 20 lb-pés a menos do que o motor faz em um Scat Pack Challenger. Uma curva de torque robusta fornece um impulso inicial fácil; permaneça nele e você descobrirá que o grande V-8 adora atingir o topo de sua gama de rotações. Parece ótimo também, embora um pouco fora do lugar. Não há nenhum sistema híbrido aqui, mas como o 5,7 litros, a desativação do cilindro e a sincronização variável da válvula ajudam a tirar o máximo proveito de um galão. O Grand Wagoneer parece um pouco mais animado com seu motor maior – Jeep afirma um tempo de 60 mph de 6,0 segundos – mas o Wagoneer menor, com seu 5,7 eletricamente assistido, parece mais rápido do que seu tempo reivindicado de 7,3 segundos para 60.
Os compradores podem estar mais interessados nos números de economia de combustível da EPA: Wagoneers com tração nas quatro rodas carregam etiquetas de 15 mpg na cidade e 20 na rodovia; sua classificação combinada de 17 mpg é 1 mpg aquém do Chevy Tahoe com um 5,3 litros e do Ford Expedition . Os Grand Wagoneers administram até 15/13/18 mpg (combinado / cidade / rodovia), o que os torna igualmente menos eficientes do que o Cadillac Escalade e o Lincoln Navigator . O Wagoneer Série I com tração traseira, a ser lançado em breve, custará 1 mpg adicional combinado.
Em um movimento que tenta elevar o Wagoneer acima do resto da linha de Jeep (os comerciantes chamam o Wagoneer de uma “extensão premium da marca Jeep”), não há um único emblema Jeep nele. No entanto, não há como confundi-lo com nada além de um Jeep, e os pneus todo-o-terreno são oferecidos no Wagoneer Series II, com rodas de 18 polegadas, e no Wagoneer Series III, com 20s. Existem três sistemas de transmissão opcionais: Quadra-Trac I traz tração integral em tempo integral para a Série II, o Quadra-Trac II na Série Wagoneer III adiciona uma caixa de transferência de duas velocidades e controle de descida de colina, e no topo da linha, qualquer Wagoneer pode ser adquirido com Quadra-Drive II, um sistema de tração nas quatro rodas que conecta um diferencial traseiro com travamento controlado eletronicamente. Isso é padrão no Grand Wagoneer, opcional nos modelos menores.
Os Wagoneers vêm de fábrica com uma configuração de nivelamento de carga para a suspensão traseira. As molas pneumáticas Quadra-Lift de quatro cantos são opcionais na Série II; Os modelos da Série III e Grand Wagoneer são padronizados. O sistema pode elevar o caminhão em 1,7 polegadas para dar a ele 10,0 polegadas de altura do solo e até 24 polegadas de capacidade de vadear na água. Além disso, ele deixará o caminhão cair 0,6 polegadas em velocidade para melhor aerodinâmica, além de poder abaixar o veículo quando estacionado mais uma polegada para ajudar na entrada e saída.
Mas tudo isso meio que perde o ponto: se você está comprando carros tão grandes, a última coisa em que pensa é pegar uma estrada de incêndio – ou, por falar nisso, desempenho em estradas sinuosas. Não, é o que está dentro da caixa que importa, e os designers da Jeep acertaram em cheio.
O Grand Wagoneer em particular oferece uma experiência legitimamente luxuosa, não apenas por seus muitos confortos, mas pelo próprio design de interiores. Há muita madeira fluindo pelo painel e pelo console central. Se nogueira americana esculpida não for do seu gosto, você pode optar por acabamentos de alumínio. Os assentos são grandes e confortáveis e, como você pode imaginar, todas as fileiras dentro da cabine gigantesca são facilmente acessíveis. Detalhes sofisticados estão espalhados por toda parte, como o botão de seleção de engrenagem de alumínio serrilhado e o botão iniciar revestido de couro (sim, você leu corretamente). No estilo típico de um jipe, a cabine está repleta de lembretes do que você está dirigindo. “Grand Wagoneer” aparece em letras grandes no volante, nas laterais dos bancos e incrustado na madeira na frente do banco do passageiro.
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