Testado: 2021 Porsche Panamera 4S existe para a resistência EV
Cintilando em um tom atraente de Mamba Green metálico, o 2021 Porsche Panamera 4S amostrado aqui atraiu uma quantidade surpreendente de interesse público. Recebeu vários polegares para cima e rendeu instantâneos de paparazzi, com uma pessoa perguntando se era o novo Porsche elétrico .
Ironicamente, essa interação ocorreu enquanto o carro estava estacionado em uma bomba de gasolina. Como há muito burburinho sobre o sedã Taycan EV , que tem mais do que uma semelhança passageira com o Panamera, demos um passe para o cavalheiro de cabelo prateado e explicamos que é na verdade um sedã movido a gás da Porsche (tememos que chamá-lo de hatchback pode levar a mais confusão). Ele acenou com a cabeça em aprovação e encerrou a conversa dizendo: “Ainda não tenho certeza sobre esses carros elétricos”.
O Panamera oferece uma seleção de powertrains plug-in-híbridos, que podem ser uma ponte para quem não está pronto para ir totalmente elétrico, no 552 hp 4S E-Hybrid e 690 hp Turbo S E-Hybrid . Para a multidão avessa a EV, o Panamera 4S atualizado para 2021é uma opção convencional atraente. Ele possui um motor V-6 de 2,9 litros com turbo duplo, uma transmissão automática de dupla embreagem de oito velocidades e tração nas quatro rodas padrão. A Porsche extraiu mais três cavalos de potência do motor este ano, de modo que a produção agora é de 443 cavalos e 405 libra-pés de torque. Com um sistema de direção eletricamente assistido recalibrado e pneus novos, todas as câmeras Panameras 2021 têm melhor desempenho. Outras atualizações incluem um novo padrão de molas pneumáticas, recursos de entretenimento informativo aprimorados e ajustes de estilo, como uma faixa de LED de comprimento total conectando as lanternas traseiras.
Dirigido na rua, o Panamera 4S parece uma limusine 911. Embora pese 4.543 libras e meça 76,3 polegadas de largura e 198,8 polegadas de comprimento, nosso exemplo era surpreendentemente ágil em espaços apertados, em grande parte graças ao seu sistema de direção do eixo traseiro, parte do pacote Sport de $ 5450. Também está incluído um escapamento esportivo e o pacote Sport Chrono (cronômetro montado no painel, modo de direção Sport Plus, controle de lançamento). Nosso 4S rodava com rodas de 21 polegadas de $ 2980 com pneus Michelin Pilot Sport 4S, tamanho 275/35 na frente e um enorme 315/30 na traseira. Eles contribuíram para impressionantes 1,02 g de aderência nas curvas e ajudaram os fortes freios sem fadiga a parar o carro a 70 mph em apenas 153 pés. Um Panamera 4S 2017 que testamos teve resultados semelhantes, mas usava pneus de verão Continental ContiSportContact 5P.
BAIXAS: a cabine isolada diminui a sensação de velocidade, ventilação artificial controlada eletronicamente, preço alto e economia de combustível baixa são deméritos.
O mais novo Panamera 4S foi um décimo mais lento para 60 mph e através dos quartos de milha, completando-os em 3,6 segundos e 12,1 segundos a 113 mph, respectivamente. Apesar de ser quase tão rápido quanto um 2020 Porsche 911 Carrera 4 mais leve, as dimensões consideráveis do hatchback e a cabine semelhante a um túmulo diminuem o drama durante as decolagens. Pelo menos gostamos da nota de escape sutilmente sinistra que rosna na inicialização e produz tons sonoros conforme as rotações aumentam. Pena que observamos uma economia de combustível de apenas 16 mpg na direção mista, 4 mpg tímida de seus 20 mpg estimados pela EPA combinados. Equipado com componentes de chassi de alta tecnologia, incluindo o Porsche Dynamic Chassis Control Sport de $ 5010 com barras estabilizadoras controladas eletronicamente e vetorização de torque polarizada por freio, nosso robusto 4S permaneceu sem medo nas curvas e nunca pareceu flutuar. Também não sentimos nenhum impacto severo nas estradas que normalmente induzem tais reações.
A posição de direção do Panamera traça paralelos com o 911, com um assento rebaixado e o melhor volante do mercado. O leme tem controles primários discretamente embutidos nos raios superiores, e o aro revestido de couro tem a espessura perfeita. O maravilhoso volante também oferece algo que concorrentes como o Audi S7 e o Mercedes-AMG GT53 não conseguem reproduzir: excelente sensação de direção. O esforço aumenta progressivamente à medida que você se move para fora do centro, e há feedback suficiente para interpretar a aderência da extremidade dianteira.
Menos impressionante em comparação com alguns rivais foi o interior sóbrio em couro preto do nosso Panamera, mas o Porsche oferece várias opções de cores. Irritantemente, a ventilação de ar central pode ser ajustada apenas usando a tela sensível ao toque, um truque particularmente bobo. Da mesma forma, o painel de vidro do console central coleta poeira como um CD em uma serraria. Felizmente, o recém-adicionado Apple CarPlay sem fio funcionou perfeitamente e nos salvou de mexer nos menus ocupados do sistema de infoentretenimento. Também apreciamos os diferentes tamanhos de porta-copos entre os bancos dianteiros. O maior garantiu que não tivéssemos de usar a parte interna das coxas para guardar bebidas quentes em recipientes volumosos, um cenário potencialmente catastrófico.
Inflado por $ 21.690 em opções, nosso Panamera 4S teve um preço testado de $ 128.040, um número de cair o queixo confiável para os admiradores que perguntaram quanto custou. Não temos certeza se a atenção se deveu à pintura “olhe para mim” do nosso carro ou ao fato de que os curiosos pensaram que este era o novo Porsche elétrico; pode ter sido um pouco de ambos.
O aumento do interesse de Taycan, no entanto, sinaliza uma mudança na guarda, já que vendeu mais do que o Panamera 4414 para 3870 em 2020. Compare isso com o 6625 Panameras que os americanos compraram no ano anterior. Com a Porsche confirmando recentemente que o 718 Boxster e o Cayman serão totalmente elétricos em 2025 , a transformação da marca para eletrificação (com exceção do 911) é inevitável. Enquanto isso, aqueles – como o cavalheiro no início desta história – que estão tentando contornar a mudança para EVs encontrarão refúgio e serão recompensados com o Panamera 4S.
Especificações
2021 Porsche Panamera 4S
Tipo de veículo: motor dianteiro, tração nas quatro rodas, 5 passageiros, hatchback de 4 portas
PREÇO
Base / conforme testado: $ 106.350 / $ 128.040
Opções: Pacote esportivo, $ 5450; Porsche Dynamic Chassis Control Sport, $ 5010; Jantes Sport Design de 21 polegadas, $ 2980; Assentos para 14 lugares, $ 1780; Som surround Bose, $ 1600; assistência para mudança de faixa, $ 1060; assentos dianteiros ventilados, $ 840; Tinta metálica verde Mamba, $ 840; portas soft-close; $ 740; assentos dianteiros e traseiros aquecidos, $ 550; Guarnição de janela em preto de alto brilho, $ 420; Volante GT Sport; $ 330; pacote para fumar, $ 90
MOTOR
bimoturboalimentado e intercoolerado DOHC 24 válvulas V-6, bloco e cabeçotes de alumínio, injeção direta de combustível
Deslocamento: 177 pol. 3 , 2894 cm 3
Potência: 443 hp a 6600 rpm
Torque: 405 lb-ft a 1900 rpm
TRANSMISSÃO
8 velocidades automática de dupla embreagem
Suspensão CHASSIS , F / R: braços de controle /
Freios multilink , F / R: disco ventilado de 14,2 pol / disco ventilado de 13,0 pol.
Pneus: Michelin Pilot Sport 4S
F: 275 / 35ZR-21 (103Y) ND0
R: 315 / 30ZR -21 (105Y) ND0
DIMENSÕES
Distância entre eixos: 116,1 dentro
Comprimento: 198,8 dentro
Largura: 76,3 dentro
Altura: 56,0 dentro
Volume do passageiro: 96 ft 3
Volume da carga: 18 ft 3
Peso do meio-fio: 4543 libras
RESULTADOS DO TESTE C / D
60 mph: 3,6 seg
100 mph: 9,5 seg
1/4-Milha: 12,1 seg @ 113 mph
130 mph: 16,8 seg
150 mph: 24,6 seg
Resultados acima omitidos Lançamento de 1 pé de 0,2 seg.
Rolling Start, 5-60 mph: 5,0 seg.
Top Gear, 30-50 mph: 2,9 seg.
Top Gear, 50-70 mph: 3,4 sec
Top Speed (reivindicação da mfr): 183 mph
Frenagem, 70-0 mph: 153 pés
Frenagem, 100–0 mph: 298 ft
Roadhold, 300 ft Skidpad: 1,02 g
ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL C / D
Observado: 16 mpg
ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL EPA
Combinado / Cidade / Rodovia: 20/18/24